Marcel Monacelli

Logística urbana / realidade próxima

Os centros de distribuição urbanos vêm se tornando cada vez mais necessários nas grandes cidades e devem movimentar um importante segmento no mercado imobiliário de espaços adequados e adaptados para usar essas plataformas urbanas.

A necessidade de entregas ágeis e reposição de mercadorias nas mais variadas atividades de comércio e serviços vai impor a criação de espaços dedicados, assim como de empresas operadoras para atender essa demanda.

As cidades deverão ser mapeadas por esses operadores ou usuários finais, visto que dessa forma a mobilidade e a agilidade na entrega se torna uma ferramenta comercial.

Esses centros logísticos funcionam como pulmões que são abastecidos por outros centros de distribuição localizados mais distantes, onde o transporte com volumes maiores pode ocorrer em horários de menor fluxo de trânsito e a distribuição em função de uma maior capilaridade, podendo ser executada com veículos de menor porte (elétricos) e, até mesmo, com motos e bicicletas.

Esses espaços podem ser empreendidos em antigas fábricas, armazéns ou edifícios que deverão ser retrofitados para atender a esse fluxo rápido de mercadorias, que entram e saem rapidamente sem ter que fazer grandes estoques.

As docas de recebimento podem ser comunitárias e a expedição pode ser feita, dependendo do espaço, em nível dentro do módulo ou próximo aos acessos verticais, se o local tiver verticalidade.

O crescimento de entregas de mercadorias em função do e-commerce tem gerado um aumento de veículos e, consequentemente, colaborado com a piora do tráfego e a poluição das grandes cidades.

A descentralização, com a elaboração de circuitos logísticos regionalizados que permita uma maior agilidade na locomoção, contribuirá muito com a melhoria de qualidade das cidades.

Arq. Marcel Monacelli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: © 2022 MARCEL MONACELLI ARQUITETURA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.